Tratamento periodontal

Tratamento periodental para cães e gatos em Osasco - Nimo Pet Place
Tratamento periodental para cães e gatos em Osasco - Nimo Pet Place

Assim como os seres humanos, os pets vão acumular bactérias na boca, caso não sejam realizados os devidos cuidados bucais, como a escovação. 

Por isso, sabia que é muito importante que eles passem pelo tratamento periodontal, que também é conhecido por periodontia e cuida da saúde bucal dos pets, fazendo, por exemplo, a limpeza de tártaro em cachorros e gatos?

Essa é uma área atendida por veterinários que fizeram uma pós-graduação em odontologia veterinária.

É uma especialidade que trata de muito mais do que os dentes do pet, mas também oferece cuidados com as mucosas,  palato (céu) e outras regiões da cavidade oral do seu animal de estimação.

No tratamento periodontal, os profissionais vão buscar a prevenção e tratar da doença periodontal, que pode ser iniciada com a placa bacteriana, que leva à inflamação e  sangramento da gengiva, tártaro, mobilidade de dentes e diversos outros sintomas.

Só para se ter ideia da importância do cuidado bucal dos pets, as estatísticas revelam que 80% dos animais podem sofrer de doença periodontal, que pode ir do grau leve ao mais severo.

Agende sua Consulta:

Quais as consequências da doença periodontal?

Em princípio, muitas pessoas podem imaginar que o tratamento periodontal vai cuidar apenas do mau hálito dos cães e gatos, mas problemas bucais, que podem podem levar à perda de dentes e a doenças mais sérias no coração, pulmão, fígado e rins do animal, além de infecção no sangue.

Quando os animais passam a ter a placa bacteriana, forma-se uma crosta mineral, conhecida por tártaro, que não vai sair mais apenas com a escovação. Neste momento, é mais que necessário buscar fazer a limpeza do tártaro em cachorros e gatos.

Em muitos casos, os tutores procuram o especialista quando percebem que o pet não está conseguindo comer porque está com dentes moles ou até mesmo mau hálito. 

São muitos sinais clínicos que os tutores podem verificar para saber se o pet está com problemas na boca,  além da halitose intensa e tártaro, há também salivação espessa, sangramentos, gengivas avermelhadas, etc.

Enquanto os cães podem parar de comer e até sofrer perda de peso, porque podem também estar com dores nos dentes e gengivas, os gatos podem parar de se lamber para fazer a sua higiene.

Além da própria doença periodontal, as consultas ao dentista veterinário também podem revelar outros problemas na boca do pet, como lesões e fraturas dentárias e até o complexo gengivoestomatite.

Como funciona o tratamento periodontal?

Para determinar a gravidade da doença periodontal e outros quadros odontológicos, é preciso passar em uma consulta, para que o especialista avalie a saúde bucal do animal. 

Para promover os cuidados bucais dos pets, por exemplo, realizando a limpeza de tártaro em gatos e cachorros, o profissional vai realizar um diagnóstico bastante detalhado, que será reforçado com uma radiografia intraoral, que vai investigar toda a dentição, até as raízes, que não podem ser vistas apenas a olho nu.

A raspagem para limpeza de tártaro para cachorro e gato é uma das etapas, mas, também, ocorre a limpeza geral da dentição canina com polimento e, caso necessário, há aplainamentos e extrações dentárias.

Em geral, as consultas do tratamento periodontal podem levar de 1 até 3 horas, dependendo do estado da saúde bucal de cada paciente.

Para isso, os pets são anestesiados pelo profissional capacidade, que também fará o acompanhamento dos marcadores dos pets, enquanto está sendo realizado o tratamento.

Limpeza de tártaro: cachorro e gato mais saudáveis e felizes!

É interessante que os pets passem por consultas periódicas, pelo menos uma vez ao ano, para avaliação da necessidade da limpeza de tártaro em cães e gatos.

Além disso, nessas ocasiões, o dentista veterinário também irá apresentar quais são os cuidados que os tutores devem ter com a saúde bucal do seu pet, como a escovação, que é básica, mas pode evitar muitas complicações.

É muito importante cuidar da boca dos cães e gatos, porque os pets que têm uma boa saúde bucal têm mais qualidade no seu cotidiano e expectativa de vida 25% maior.