Castração fêmea

Castração de cães e gatos fêmeas em Osasco - Nimo Pet Place
Castração de cães e gatos fêmeas em Osasco – Nimo Pet Place

A castração de cães e gatos é essencial para evitar a superpopulação dos pets  e consequente abandono, que leva os animais ao desenvolvimento de doenças, fome e outros sofrimentos.

A castração das fêmeas, por sua vez, também traz benefícios como o risco menor de desenvolvimento de tumores mamários tanto nas cadelas quanto nas gatas. Além disso, nas gatas, a castração também traz mais tranquilidade comportamental.

Embora muitos tutores tenham receio e não conheçam o procedimento, é possível dizer que a castração pode trazer muito bem-estar ao animal. Entenda como funciona para cadelas e gatas.

Agende a sua consulta:

Castração de cadelas evita certas doenças

Quando não são castradas, as cadelas sofrem com a flutuação hormonal, o que pode causar alterações nas relações com as pessoas durante o cio, porque elas podem se tornar um pouco mais agressivas, vocalizar mais, alterar local de urina e o consumo de alimentos, etc.  

Neste período, até mesmo um passeio com os tutores pode ficar mais difícil, porque as pets vão atrair machos, o que pode ocasionar até brigas entre os animais e fugas.

A castração em cadelas vai permitir não só evitar uma gestação indesejada como o risco de certas doenças, como o câncer de mama e a perigosa e silenciosa piometra, que é uma infecção causada por bactérias no útero.

Além de evitar certas doenças, a castração também evita a gravidez psicológica, o cio e o uso de anticoncepcionais, que podem ser muito prejudiciais.

A castração pode ocorrer antes do primeiro cio ou entre o primeiro e o segundo cio. O ideal é que a fêmea tenha pelo menos 5 meses de idade.

Porém, é preciso realizar troca de curativos e evitar que o pet faça movimentações excessivas, como pular de camas e sofás, por um certo período, além de cuidar bem da higiene do pet.

Castração: gatas menos briguentas

A castração de gata vai permitir que ela não só não se reproduza como também elimine feromônios que atraem os machos. Além disso, pode acalmar o animal que é naturalmente mais agitado.

Sem a castração é muito difícil impedir que o animal saia de casa e busque a companhia dos gatos machos no cio, que ocorre cerca de 4 vezes ao ano.

Com a castração, a gata e seus tutores terão inúmeros benefícios, como: impedir ninhadas indesejadas, disseminação de doenças transmissíveis e brigas com outras gatas, além de evitar os sintomas do cio ou quadros depressivos quando não há acasalamento, e ainda ampliar a expectativa de vida da pet.

Na gata, os riscos de câncer ovariano, cervix e mama caem drasticamente após a castração.

A castração de gata fêmea pode ocorrer quando o animal estiver entre 6 e 7 meses, o que equivale à sua puberdade. 

A recuperação da castração da felina é semelhante ao da cachorra, com uso de medicamentos para o restabelecimento e impedir infecções. No entanto, as gatas podem apresentar um comportamento um pouco mais lento, logo após a cirurgia, mas em alguns dias volta ao normal.

Técnica de castração para cadelas e gatas

A cirurgia denominada ovariosalpingohisterectomia é a técnica que permite a remoção do ovário e útero das fêmeas na castração de cadelas e gatas.

Para se submeter à castração, as pets também fazem alguns exames para avaliação do seu estado geral de saúde. Condições como problemas cardíacos, infecções e doenças prévias podem exigir mais cuidados durante a cirurgia.

O procedimento é realizado com anestesia geral, para a realização de um corte no abdômen que vai permitir a remoção dos órgãos sexuais da fêmea. O tamanho desse corte vai depender do porte do animal.

A cirurgia dura cerca de 1 hora e a recuperação também é bastante tranquila, pois as pets irão tomar medicações anti-inflamatórias e antibióticas e retirar pontos em cerca de 10 dias. 

Também pode ser realizada a técnica laparoscópica na castração, que é menos invasiva e realiza apenas a retirada dos ovários. A recuperação é mais rápida e há menos dor.

Orientações do veterinário

Após submeter as pets fêmeas à castração, é muito importante que os tutores sigam as recomendações do veterinário, como colocação de colares elizabetanos, para impedir que arranquem os pontos no pós-cirúrgico.

Outro cuidado importante para o pós-operatório e ao longo da vida dos pets é com a alimentação. 

A castração da cadela pode levar à obesidade, caso a alimentação não seja balanceada e o animal não faça exercícios. A gata também pode ficar com um apetite maior ao ser castrada, porém, com um gasto energético menor, o que a fará também a ganhar peso.  

Se você está pensando em castrar a sua gata ou cadela, procure os veterinários da Nimo, que vão apresentar todos os esclarecimentos sobre o procedimento e também cuidar da sua pet com todo carinho.